Segurança corporativa: desafios, ameaças e como evitá-las

Neste post, te contamos quais os erros mais comuns que comprometem a segurança das empresas e como a tecnologia pode ajudar a resolver estes gaps. Acompanhe!

Escrito por Administrador | 19 de novembro de 2021 | Geral

Compartilhar em
Segurança corporativa: desafios, ameaças e como evitá-las

Neste post, te contamos quais os erros mais comuns que comprometem a segurança das empresas e como a tecnologia pode ajudar a resolver estes gaps. Acompanhe!

A segurança corporativa é um tema que não deve ser negligenciado, uma vez que estamos falando da segurança patrimonial mais importante de qualquer negócio: as pessoas. É fundamental assegurar aos funcionários e colaboradores um ambiente tranquilo, confortável e seguro para que todos desenvolvam suas atividades profissionais com a serenidade e a estabilidade esperadas.

Isso não só contribui para a segurança dos colaboradores como também influencia na produtividade e qualidade das demandas, já que profissionais que se sentem seguros em seu ambiente de trabalho tendem a produzir com mais tranquilidade e qualidade. Quer entender o que é segurança corporativa, quais são os maiores riscos e como se preparar para enfrentar alguns deles? Acompanhe o que preparamos para você!

O que é segurança corporativa?

A segurança corporativa é composta por um conjunto de medidas que tem como objetivo proteger os ativos tangíveis e intangíveis de uma companhia contra ameaças acidentais ou intencionais. Assim, ela é um passo fundamental para que a sua empresa continue operando plenamente.

Dessa maneira, as empresas entendem que apostar em segurança corporativa é também garantir a confiança de seus parceiros e clientes, de forma que ela possa inovar mantendo o devido sigilo de seus processos e preservar a confiabilidade da marca.

Os principais riscos à segurança corporativa

Dados

A maioria dos processos de uma empresa passa pelo processamento de dados. Apesar do universo digital acelerar e simplificar uma série de procedimentos, ele também traz riscos. As invasões e vírus representam uma verdadeira ameaça às empresas, pois comprometem dados sigilosos, informações de clientes, parceiros e funcionários, além de corromper o funcionamento de programas essenciais para a empresa.

Segurança privada e patrimônio

Os riscos de crimes contra o patrimônio podem incluir danos a pessoas físicas ou aos bens da sua empresa. Em geral, as organizações optam por se proteger com o uso de sistemas de controle de acesso, portaria 24 horas e câmeras de vigilância. Toda essa estrutura, contudo, deve ser acompanhada por uma equipe de profissionais bem preparados, como comentaremos adiante.

Como aprimorar a segurança do patrimônio?

Adote um sistema de segurança eletrônico

Com equipamentos modernos de segurança e uma estrutura de apoio, um sistema de segurança eletrônico permite que a sua empresa seja monitorada constantemente, de maneira presencial ou remota. O ideal é que a empresa de segurança opere em conjunto com uma especializada no oferecimento de serviços de tecnologia, de modo que a última possa garantir a infraestrutura tecnológica necessária para a primeira operar bem.

Tenha um controle de acesso

O controle de acesso instala equipamentos e procedimentos que garantem que apenas as pessoas certas tenham acesso a salas, edifícios e cofres. Para isso, um sistema integra catracas, leitoras e cancelas. Assim, ele evita que se abra brechas na segurança interna da empresa, reduzindo a presença de elementos suspeitos.

Em empresas de grande porte, o ideal é que os administradores dos edifícios participem da escolha dos sistemas de acesso, pois cada prédio tem a sua particularidade. Defina, para cada edifício, diretrizes e padrões, de modo que cada um deles tenha um sistema de segurança diferente. Assim, a proteção de todo o complexo fica mais diversificada e eficaz.

Conheça o Ronda Security Hub

O Ronda Security Hub é a plataforma de segurança unificada da Senior, que reúne soluções e sistemas via IP, com uma interface intuitiva e funcional, desenvolvida para simplificar as operações e agilizar a tomada de decisões. Tenha uma visão holística e unificada de todos os gadgets de segurança e potencialize a gestão do Profissional de Segurança, promova a prevenção, mitigação de riscos e estrategicamente a continuidade dos negócios.

Autor: Senior Sistemas

Tags

acesso e segurança
gestão de acesso e segurança
ronda
ronda security hub
Soeltech - Criado pela Estúdio Sul Lages