Cloud ERP: tudo sobre o sistema de gestão na nuvem

Conheça as vantagens do Sistema Cloud ERP e entenda as principais diferenças entre a versão local e na nuvem!

Escrito por Administrador | 11 de agosto de 2023 | Gestão Empresarial

Compartilhar em
Cloud ERP: tudo sobre o sistema de gestão na nuvem

O que é e como funciona o Cloud ERP?

De forma resumida, ERP na nuvem é um sistema de gestão empresarial acessível via internet – os dados ficam hospedados no servidor do fornecedor e a ferramenta pode ser utilizada online, de qualquer lugar e qualquer hora.

Vale lembrar que:

ERP é abreviação do nome Enterprise Resource Planning – esse tipo de sistema tem como objetivo integrar todas as áreas da empresa em uma única plataforma, que pode ser tanto local quanto na nuvem.

Para a instalação do ERP local é necessário ter uma infraestrutura básica de TI dentro da empresa, além de pessoas capacitadas para manutenção e cuidados da estrutura. Já a versão hospedada na nuvem requer menos esforço para ser instalada e mantida.

A utilização do Cloud ERP, software de gestão empresarial online, traz muitas vantagens, pois conta com tecnologias que auxiliam o dia a dia da empresa, podendo ser usado em diversos segmentos. Seu objetivo é auxiliar no planejamento de funções da empresa como um todo, potencializando resultados através de relatórios digitais detalhados e atualizados de cada um dos setores analisados.

Quais áreas podem se beneficiar do Cloud ERP?

Algumas das áreas que podem utilizar esse programa são:

  • Comercial;
  • Capital humano;
  • Logística;
  • Financeiro;
  • Contabilidade;
  • Estoque;
  • Análises de riscos.

Como a utilização do Cloud ERP é possível ter acesso a uma maior integração de dados, informações e relatórios de forma eficiente. A sua utilização possibilita que os processos de vendas ocorram sem erros, aumentando a organização e agilidade da sua equipe.

Para entender um pouco melhor como funciona o Cloud ERP na prática, vamos analisar as três partes principais que compõem a sua estrutura e fornecem as funcionalidades necessárias para a sua usabilidade.

  1. Aplicação: nessa seção do software, são inseridas as informações usadas nas operações das empresas.
  2. Banco de dados: nessa seção ficam armazenados os dados informados anteriormente para uso futuro.
  3. Framework: camada que pode ser personalizável de acordo com a demanda da empresa, é a “tela” do Cloud ERP.

Um dos benefícios do software ERP é ser um sistema operacional totalmente online, que permite o gerenciamento dos dados em um único local de forma interligada com qualquer dispositivo.

Com a armazenagem de dados ERP na nuvem, a segurança das informações é garantida, além de permitir o acesso à sua plataforma de qualquer lugar do mundo. Com tantas praticidades, esse serviço vem sendo muito utilizado por grandes, médias e pequenas empresas.

Onde fica hospedado o sistema ERP Cloud?

O sistema de gestão Cloud ERP fica hospedado em servidores remotos. Esses servidores podem ser acessados pela internet a qualquer momento a partir do centro de operações da sua empresa. Com a contratação do serviço fornecido de Cloud ERP, o provedor se torna responsável por todos os reparos e manutenções necessários do serviço disponibilizado.

Quais são as vantagens de ter um sistema de Cloud ERP na sua empresa?

Velocidade

Com o sistema ERP, é possível automatizar os fluxos operacionais. Dessa forma, os processos internos da sua empresa passam a ser mais dinâmicos e ágeis, trazendo velocidade para o dia a dia.

Decisão assertiva

Com a visualização facilitada dos indicadores estratégicos do seu business processes, é possível tomar decisões de forma rápida e estratégica, baseadas nos dados disponibilizados que o Cloud ERP oferece.

Economia

Com o sistema Cloud ERP, também é possível reduzir custos. Nele, tudo é virtual, dispensando a impressão de documentos e relatórios físicos. Sem falar de toda a economia com a manutenção do sistema que, como comentado antes, fica por conta do provedor da plataforma.

Mobilidade

A mobilidade também foi um ponto levantado anteriormente. Como o sistema Cloud ERP possui sua hospedagem na nuvem, não é necessário estar próximo ao servidor para utilizar os serviços, sendo possível acessar o conteúdo do sistema a qualquer momento e de qualquer local, garantindo o acompanhamento de informações importantes em gráficos e relatórios através de dashboards, painéis de indicadores úteis para uma rápida visualização dos negócios da empresa.

Segurança

Como o provedor da tecnologia é o responsável pela segurança da plataforma na nuvem, a empresa pode ficar tranquila em relação a esse aspecto, pois todas as informações estarão seguras no servidor da provedora do serviço, incluindo: backups periódicos, ferramentas de controle do ambiente e políticas de disaster recovery.

Flexibilidade máxima em aplicativos ERP

Na nuvem, adaptáveis, fáceis de usar e baseados nas melhores práticas. Tanto para customizar processos de negócio, usar a nuvem pública ou privada ou pagar apenas pelo serviço necessário, a flexibilidade impera. Além disso, os ERPs cloud contam com interfaces otimizadas para o acesso via dispositivos móveis, permitindo o acompanhamento da operação e decisões a qualquer hora e lugar.

Produtividade aumentada

Muitas possibilidades tornam as tarefas mais ágeis e práticas. Desse modo, a empresa tem mais integração, velocidade no preenchimento de formulários e planilhas, comunicação e redução de insumos. Por conta de tudo isso, a produtividade e a economia têm tudo para aumentar.

Qual a diferença entre ERP na nuvem e ERP local?

Já que muitas possibilidades tornam as tarefas mais ágeis e práticas. Desse modo, a empresa tem mais integração, velocidade no preenchimento de formulários e planilhas, comunicação e redução de insumos. Por conta de tudo isso, a produtividade e a economia têm tudo para aumentar.

São muitas as diferenças entre os sistemas de gestão locais e os na nuvem, especialmente no que se refere às questões de custo e implementação. Mas, para deixar claro, a maior diferença é que um ERP na nuvem deve ser acessado pela internet, através de um aplicativo ou por navegador web. Em outras palavras, a aplicação não fica armazenada dentro da empresa, mas em um data center terceirizado.

Já que o modelo de uso é mais flexível, o pagamento do ERP da nuvem também muda completamente. Faz parte do SaaS (Software as a Service), onde as empresas pagam por ele mensalmente, de acordo com os módulos utilizados ou o número de usuários.

Por outro lado, o ERP local, assim como o nome diz, é executado em uma infraestrutura local. Nesse caso, a empresa precisa dispor de mais recursos físicos, usando máquinas e equipamentos para rodar a aplicação.

O mercado de ERP na nuvem está crescendo 10% ao ano, segundo a Markets & Markets. Empresas de todos os portes estão usando o novo modelo, tanto para reduzir seus custos de manutenção quanto para aumentar a eficiência. Sua empresa não pode ficar de fora dessa atualização. Para as pequenas e médias, as vantagens de ter um ERP cloud são ainda maiores.

Que tal levar mais agilidade para sua empresa com um sistema inteligente de gestão? Saiba mais sobre o Sistema ERP da Senior.

Autor: Senior Sistemas

Tags

Soeltech - Criado pela Estúdio Sul Lages