Experiência do Consumidor: a logística como estratégia para encantar clientes

Garantir uma boa experiência para consumidores vai muito além de preço e prazo de entrega.

Escrito por Administrador | 26 de junho de 2023 | Logística

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Experiência do Consumidor: a logística como estratégia para encantar clientes

De qualquer lugar, pelo site ou app, usando o celular ou o computador, as compras online se consolidaram no comportamento do consumidor.

Esse movimento, potencializado pela transformação digital, trouxe uma grande revolução no varejo e comércio, consolidando diferentes formas de vender produtos, como marketplaces e outros canais digitais.

Para ampliar as oportunidades de negócios, marcas de todos os segmentos repensaram suas jornadas de compra e se adaptaram às plataformas digitais, como redes sociais, e-commerces e outros pontos de contato virtual.

Porém, ao mesmo tempo em que o digital revolucionou a experiência de compra, a internet originou um grande conflito: O aumento no número de pedidos Vs. A capacidade de atender às demandas.

Apesar de oferecer inúmeras facilidades em todos os processos de venda, ainda há desafios que precisam ser superados no varejo a fim de garantir a satisfação do cliente e fidelizar consumidores.

Um destes desafios está ligado à logística, um pilar estratégico importante para encantar clientes e proporcionar experiências positivas.

Como a experiência do cliente é impactada pela logística?

Bastam poucos cliques no navegador para encontrar uma infinidade de ofertas do mesmo produto, com preços diferentes, descontos e outros gatilhos. Nessa competição, se destaca quem oferece o melhor custo benefício frente à concorrência. E isso inclui o prazo, valor e qualidade da entrega!

A logística é a ponte entre o produto ou serviço e o cliente. Precisamos entender que qualquer falha na cadeia logística pode gerar insatisfação e a quebra de um ciclo positivo construído até o momento.

Por isso, é fundamental que todos os pontos da operação estejam estrategicamente conectados, para atender às expectativas do consumidor, além de proporcionar experiências positivas desde a confirmação do pedido até o recebimento da entrega.

Como usar a logística a favor da sua marca?

Quem nunca finalizou uma compra na internet e contou os dias para a chegada?

São raras as pessoas que vão responder não à pergunta acima, uma vez que a expectativa dos consumidores está cada vez mais alta quanto aos prazos e qualidade da entrega.

Para surpreender, é essencial pensar fora da caixa e ir além de despachar o pedido na data certa! Mas, como?

O sonho de todo o cliente – e de quem trabalha no armazém também – é um picking mais ágil com processos automatizados, que evitem erros manuais e possíveis atrasos.

Para isso, a empresa pode posicionar os produtos de forma estratégica nas prateleiras e corredores do armazém, com base em uma série de dados, e otimizar o espaço disponível, possibilitando maior agilidade nas movimentações de mercadorias.

Outra possibilidade, é aumentar o desempenho de operadores com uma gestão da mão de obra no armazém de qualidade, identificando nos apontamentos de realização das tarefas oportunidades de melhoria na operação.

Quando a empresa antecipa ocorrências e tem o mapeamento total das rotas, identificando os melhores caminhos em relação à distância, custos e outros aspectos, consegue realizar a entrega com mais assertividade e tem tempo para desviar de imprevistos.

Além disso, possibilitar que o cliente acompanhe o status da entrega com informações atualizadas em tempo real, sem que precise entrar em contato direto com a empresa, é um diferencial que eleva a experiência no pós-venda.

Através destas práticas durante todo o processo e com soluções em logística preparadas para os desafios do dia a dia, a marca transmite maior credibilidade e confiança. Isso faz com que as expectativas sejam equilibradas do outro lado da venda e melhore a experiência do cliente final.

Autor: Senior Sistemas

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